Explosão de alegria para o Sporting. Nesta quinta-feira (16/3), na ida das oitavas de final da Liga Europa, em pleno Emirates Stadium, em Londres, eliminou o Arsenal nos pênaltis e está nas quartas de final. No tempo normal, 1 a 1. Como a ida em Lisboa foi 2 a 2, a decisão foi para as penalidades e os portugueses levaram a melhor. 5 a 4, com o brasileiro Gabriel Martinelli perdendo a penalidade patra os ingleses.

Os gols no tempo normal foram de Xhaka, no primeiro tempo. para os Gunners e Pedro Gonçalvez – numa pintura, da intermediária, quase do meio de campo – empatando para o Sporting no segundo tempo. Na prorrogação, o goleiro Adán, com duas grandes defesas e Diomande salvaram o time português, que levou a melhor nas penalidades.

Odegaard, do Arsenal (à esquerda) recebe a marcação do sportinguista Manuel Ugarte-  Shaun Botterill/Getty Images

Gabriel Jesus começou entre os titulares do Arsenal pela primeira vez desde que retornou de lesão no ligamento do joelho direito. O atacante ficou de fora dos gramados por três meses e havia entrado no decorrer da goleada sobre o Fulham, pela Premier League, no último domingo. teve atuação discreta e foi substituído no segundo tempo.

Arsenal melhor no primeiro tempo

Mesmo com algumas mudanças na equipe, o Arsenal fez um bom primeiro tempo. Os donos da casa apostaram nas jogadas em velocidade e foi dessa maneira que Xhaka abriu o placar aos 18 minutos. O brasileiro Gabriel Jesus também teve a sua oportunidade e quase ampliou. Por outro lado, o Sporting apostou em finalizações de fora da área, mas não consegui levar muito perigo ao gol de Ramsdale.

Sporting faz golaço da intermediária

Na volta do intervalo, o técnico Rúben Amorim conseguiu fazer ajustes no Sporting e a equipe cresceu de rendimento. Até que aos 16 minutos, Pedro Gonçalves brilhou e fez uma pintura quase do meio de campo. O meia viu Ramsdale adiantado e acertou uma linda finalização para encobrir o goleiro e empatar o jogo. Os portugueses quase ampliaram em jogada de escanteio e o técnico Mikel Arteta precisou fazer alterações no Arsenal. Depois das mudanças, os Gunners conseguiram ajustar a marcação, mas não foi o suficiente para recuperar a vantagem. Dessa forma partida foi para prorrogação.

Goleiro salva o Sporting na prorrogação

O Arsenal teve a grande chance. Essugo tinha a bola dominada e atrasou para a zaga. Mas não viu Trossard, que agradeceu o presente, entrou na área e chutou. Mas o goleiro Adán deu um toque salvador na bola que ainda bateu na trave e a defesa rechaçou. Na etapa final, Gabriel Magalhães cabeceou uma bola levantada da esquerda e Diomande salvou mandando para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Odegaard cabeceou e Adán mais uma vez fez milagre. O Sporting teve Ugarte expulso no finzinho. Mas não deu tempo para o Arsenal tentar aproveitar a vantagem numérica. Decisão por pênaltis.

Deu Sporting  nos pênaltis: 5 a 4

Para o Sporting: St.Juste, Esgaio, Gonçalo Esgaio, Arthur Gomes e Nuno Santos marcaram
Para o Arsenal: Odegardad, Saka, Trossard marcaram; Maertinelli cobrou e o goleiro Adan defendeu

Oitavas de final da Liga Europa

Quinta-feira (16/3)
Freiburg 0x2 Juventus*
Feynoord* 7×1 Shakhtar Donetsk
Betis 0x1 Manchester United*
Fenerbahçe 1×0 Sevilla*
Ferencváros 0x2 Bayer Leverkusen*
Real Sociedad 0x0 Roma*
Saint-Gilloise* 3×0 Union Berlin
Arsenal 1×1  Sporting *(nos pênaltis, Sporting 5 a 4)

*classificados para as quartas de final

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários