Um dos clássicos de maior rivalidade recente no futebol inglês virou um jogo de festa. Pelo menos para o Manchester City, que entra em campo neste domingo (21) já como campeão da Premier League. Aliás, tricampeão. Ainda não se sabe se os Blues farão o tradicional corredor de honra, tampouco se a taça será erguida ao fim do jogo, mas a celebração está garantida no Ettihad Stadium. O jogo está marcado para o meio-dia (Horário de Brasília).
O “convidado de luxo” para a festa do título, todavia, é indigesto. A equipe londrina tirou do City, na temporada 20/21, o único título que Guardiola não conquistou com o clube até o momento: com uma vitória por 1 a 0, o Chelsea derrotou os Citzens na final da Liga dos Campeões daquele ano. Adivinhe se vão querer colocar água nos muitos mil litros de “paints” que já estão sendo servidos nos pubs de Manchester.
Como chega o Manchester City
De quarta-feira até sábado, o clube venceu o Real Madrid por 4 a 0 e, de quebra, garantiu o título inglês sem sequer precisar derrotar o adversário deste domingo. Erling Haaland marcou 36 gols com a camisa do Manchester City na Premier League até o momento. Quebrou recordes, impressionou e surpreendeu até o mais otimista dos torcedores. O gol do título, entretanto, foi anotado por Awoniyi, que atua pelo Nottingham Forest, na vitória sobre o Arsenal, neste sábado (20). Isso mesmo. Além de valer a manutenção dos Reds na primeira divisão inglesa, deu ao clube comandado por Guardiola o primeiro tricampeonato de sua história um dia antes do confronto com o Chelsea.
Pelas razões acima e tantas outras, o City chega embalado. A conquista já garantida foi a primeira de uma série de três que o clube pode enfileirar. No dia 3 de junho, enfrenta o arquirrival Manchester United no estádio Wembley, em Londres, pela final da Copa da Inglaterra. Uma semana depois, terá a Internazionale (ITA) como adversária na decisão da Liga dos Campeões, em Istambul, Turquia.
Sendo assim, a escalação de Guardiola para o confronto deste domingo é um mistério. Por conta da conquista antecipada, pode ser que o treinador dê descanso a alguns joadores. Por sua vez, o comandante garantiu durante a semana que o time enfrentaria o Chelsea com seriedade absoluta independentemente do resultado do jogo contra o Arsenal. Chegou a dizer que torceria para um resultado positivo dos Gunners para que o City conquistasse o título em campo.
Como chega o Chelsea
Os londrinos, pelo contrário, vivem situação quase completamente oposta ao rival do norte. Se não lutam pelo rebaixamento, vivem uma das maiores crises de sua história recente. Somadas partidas pela Premier League e as duas quartas-de-final da Liga dos Campeões, está sem vencer há 11 jogos. Neste período, empatou três jogos e perdeu oito – sete deles de forma consecutiva.
Ainda assim, não corre risco de rebaixamento, tampouco luta por vaga em competições europeias. Desse modo, a grande motivação dos comandados de Frank Lampard é voltar a vencer e, de quebra, carimbar a faixa dos rivais.
Manchester City x Chelsea
37ª rodada da Premier League
Data e horário: domingo, 21/05/2023, às 12h (de Brasília)
Local: Ettihad Stadium, em Manchester (ING)
Manchester City:Ederson; Walker, Dias e Laporte; Stones e Rodri; Mahrez, De Bruyne, Gündogan e Grealish; Haaland.Técnico: Pep Guardiola
Chelsea: Kepa; Chalobah, Thiago Silva e Fofana; Azpilicueta, Kovacic, Fernández, Gallagher e Hall; Sterling e Havertz. Técnico: Frank Lampard
Onde assistir: Star+ e ESPN
Jogos da 37ª rodada (penúltima) do Campeonato Inglês
Sábado (20/5)
Tottenham 1×3 Brentford
Liverpool 1×1 Aston Villa
Wolverhampton 1×1 Everton
Bournemouth 0x1 Manchester United
Fulham 2×2 Crystal Palace
Nottingham 1×0 Arsenal
Domingo (21/5)
West Ham x Leeds – 9h30
Brighton x Southampton – 10h
Manchester City x Chelsea – 12h
Segunda-feira (22/5)
Newcastle x Leicester – 16h
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários