A seleção do Marrocos é a grande surpresa da Copa do Mundo. Afinal, foi a líder do Grupo F que era composto pelas favoritas Croácia e Bélgica. Aliás, com os belgas sendo eliminados na primeira fase. Em seguida, o Marrocos levou a melhor sobre a Espanha nos pênaltis e venceu Portugal por 1 a 0 nas quartas de final. Parte dessa excelente campanha é mérito do técnico Walid Regragui.

 

Jogadores do Marrocos jogam Walid Regragui para o alto em comemoração pela vaga nas semifinais da Copa do Mundo – Laurence Griffiths/Getty Images

Em entrevista na zona mista, o treinador revelou que fez um pedido aos seus atletas para dar orgulho aos africanos.

“Antes do jogo, disse aos ‘rapazes’ que era preciso escrever história pela África. Estou muito orgulhoso deles”, declarou Regragui.

Ele também elogiou o empenho dos seus jogadores no triunfo sobre Portugal.

“Depois da Espanha, conseguimos, também, prevalecer frente a Portugal, uma grande equipe. Demos o nosso máximo, temos ainda alguns atletas que ficaram de fora, mas os que jogaram foram até a exaustão. Este grupo tem muita raça e é fenomenal”, declarou o treinador dos Leões de Atlas.

Nesse sentido, a trajetória do Marrocos no Mundial tem sido marcada pela responsabilidade tática e bom posicionamento defensivo. Desse modo, dificultando a aproximação dos adversários no seu gol. E tem dado certo, já que sofreram apenas um gol no torneio e são donos da defesa menos vazada da competição.

O mais impressionante é que o técnico assumiu o cargo de treinador dos Leões de Atlas há somente quatro meses. Inclusive, segue invicto: são oito jogos, com cinco vitórias e três empates. Por sinal, ele iniciou seu trabalho na última data Fifa antes do Mundial.

Feitos de Marrocos na Copa do Mundo

Marrocos se torna a primeira seleção africana a chegar nas semifinais da Copa do Mundo. Antes disso, quem havia chegado mais perto foi a equipe de Camarões, na edição de 1990 do Mundial, na Itália. Mas os camaroneses acabaram caindo para a  Inglaterra por 3 a 2 na prorrogação, nas quartas de final.

Senegal também alcançou a mesma etapa, em 2002, na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. No entanto, foram derrotados pela Turquia, também na prorrogação, por 1 a 0. Da mesma forma, ocorreu com Gana em 2010, no Mundial da África do Sul, mas os ganeses foram eliminados pelo Uruguai, nos pênaltis.

Walid Regragui também entra para a história como o primeiro técnico africano a conseguir uma classificação para as semifinais da Copa do Mundo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários