Eu detesto o clichê “clássico é clássico e vice-versa”. Entendo como uma muleta de quem analisa e quem está numa situação pior dentro do contexto do jogo. Ou até para tirar a pressão de quem está melhor. Vasco e Botafogo decidem a Taça Rio nesta manhã de domingo e eu afirmo com tranquilidade: tem favorito e é o time de São Januário.

A partida vai acontecer às 11h05 (de Brasília) e muita gente não gostou. Eu, sinceramente, só me incomodo com o horário quebrado – sem motivo algum. Partidas de manhã já são rotina no calendário do futebol brasileiro e os dois times tiveram a semana inteira para se adaptar até a partida no estádio Nilton Santos. Mas por que eu digo que o Vasco é favorito? Explico.

Dois Marcelos comandam o Alvinegro e o Cruz-Maltino. O Chamusca e o Cabo. A grande diferença é que do lado do time de General Severiano pouco se vê evolução. Eliminado precocemente da Copa do Brasil, classificado atrás do humilde Nova Iguaçu na Taça Guanabara, protestos da torcida contra o técnico, contratações desconhecidas – tirando o excelente Pedro Castro – e pouca perspectiva de melhora no cenário atual. A Série B vai começar daqui a duas semanas e eu, como um consumidor, torcedor e trabalhador do futebol carioca, não sei escalar o time do Botafogo de cabeça.

A realidade do Vasco é parecida se você olhar o panorama de forma rasa, mas muito diferente quando há o aprofundamento em questões cruciais, principalmente tratando-se do departamento de futebol. A diretoria contratou nomes como Vanderlei, Zeca, Morato, Léo Jabá, Ernando e outros que seriam alvos de times da Série A com tranquilidade. O Cruz-Maltino segue vivo na Copa do Brasil e, para ser bem sincero, não se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca por detalhes.

Cabo só tem uma derrota comandando o time e, de cabeça, é fácil pensar na escalação. É uma equipe que, atualmente, está preparada para o desafio que será jogar uma Série B, pela quarta vez, e tentar subir com o apoio da torcida. Frisem no “pela quarta vez”. A massa vascaína, mesmo com esse fato, está apoiando a equipe. É um sintoma de que há um trabalho sendo feito. Não é nada fenomenal. Mas, sim, algo sério e que gera confiança.

É por isso que, independentemente do que vai acontecer no estádio Nilton Santos neste domingo e em São Januário, no próximo sábado, o Vasco é favorito. Clássico é clássico. Isso não quer dizer que a gente precisa pegar essa muleta e sair andando por aí. O futebol só é gostoso porque o mais fraco pode vencer o mais forte. Mas a regra não é essa e o trabalho, na maioria das vezes, recompensa.

Comentários